Dicas de carimbo

Fonte: Toke e Crie
 
Se seu carimbo for de madeira, ele está pronto para ser utilizado, se for de silicone ou de borracha, o mesmo deverá ser fixado em uma placa de acrílico.

De preferência, entinte seu carimbo batendo a carimbeira sobre o carimbo. Fazendo assim, você reduz o excesso de tinta e evita que seu carimbo suje as bordas. Para limpar seus carimbos, utilize lenços umedecidos.
Guarde seus carimbos em lugar seco e protegido, não coloque um sobre o outro, isso pode danificar o carimbo. Para os carimbos de silicone ou borracha, guarde-os em caixas de CD. Além de facilitar o transporte, eles ficam organizados e protegidos.
Se tiver que lavar carimbos de madeira, deixe-os secar bem antes de guardá-los.
Conserve suas carimbeiras de cabeça para baixo.

 

 

Carimbada simples:
Depois de colocar a tinta no carimbo, segure-o firme e coloque-o na superfície a ser carimbada, sem balançar. Faça uma leve pressão e retire o carimbo.

Carimbo com Markers:
Markers são hidrocores próprias para carimbo, são à base de água e geralmente possuem 2 pontas, uma fina e outra que parece um pincel. Escolha as cores a serem utilizadas e passe-as levemente no carimbo. Depois, carimbe a superfície. Esta técnica é ideal para quando se quer carimbar em cores diferentes.

Heat embossing:
Passe uma pequena quantidade de talco ou amido de milho sobre o papel onde se deseja carimbar. Isso ajudará o pó de emboss a não grudar no papel. Entinte o carimbo com a carimbeira. Carimbe e depois jogue o pó de embossing. Rretire o excesso. Use o aquecedor para emboss (heat gun) para aquecer o pó até que ele se funda.

Resultado:
Carimbeira colorida + pó transparente = imagem da cor da carimbeira
Carimbeira transparente + pó transparente = imagem transparente
Qualquer carimbeira + pó colorido = imagem da cor do pó

Aquarela:
Para fazer a aquarela, podemos usar lápis aquareláveis ou tinta aquarela. Escolha um carimbo que tenha apenas o contorno do desenho para que possa pintar seu interior. Carimbe e faça o emboss. Pinte com o lápis aquarelável e use um pincel úmido para aquarelar a pintura. Você pode conseguir lindos degrades usando mais ou menos tinta.

Sobreposição:
Escolha dois carimbos, um deve ser um fundo (backgraud) e o outro pode ser um carimbo de linhas cheias.
Escolha a cor a ser utilizada e carimbe sobre a superfície com o carimbo de fundo. Depois, pegue o outro carimbo e carimbe novamente sobre a primeira carimbada.

Máscara:
Escolha um desenho e carimbe em dois papéis. Recorte cuidadosamente um dos desenhos, ele será sua máscara. Cubra o desenho com a máscara. Escolha um outro carimbo, um texto ou um carimbo de fundo (backgraud) e carimbe sobre o desenho que está com a máscara, criando assim uma imagem em camadas.
Remova a máscara para avaliar o resultado. Para fazer a máscara, você pode utilizar post it, assim o papel não sairá do lugar.

3D:
Escolha um carimbo que possibilite recortes. Carimbe 2 vezes com cores ou papéis diferentes.
Recorte da segunda carimbada partes do carimbo e monte o 3D utilizando fita banana.

Relevo seco com carimbo:
Pegue um retalho de cardstock e mergulhe na água por aproximadamente 1 minuto. Retire o excesso de água com um papel toalha e coloque o retalho sobre um pedaço de EVA. Coloque o carimbo em cima do papel e pressione por alguns segundos. Deixe secar.

Lacre:
Em um pedaço de papel, passe a carimbeira de maneira uniforme. Jogue o pó de emboss, retire o excesso e, com a pinça, aqueça o pó. Com o pó ainda quente, repita o processo por mais duas vezes, 3 vezes ao todo. Com o pó ainda quente, carimbe imediatamente sobre o emboss, deixe esfriar e retire o carimbo. Você terá um lacre ou um enfeite para os seus projetos.

Efeito cloissone:
Carimbe a superfície com um carimbo de linhas finas, faça um emboss dourado ou prateado. Depois de frio, pinte o desenho e depois coloque tinta relevo incolor e espere secar.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*