Passo a passo – Panos de copa com anjinhos recortados

Fonte: Clube de Artesanato

Materiais:
Panos de copa prontos, com acabamento em xadrez ou simples
Tecido de popeline branca na medida do pano de copa
Tintas para tecido nas cores: branco, amarelo canário, amarelo cádmio, laranja, capuccino, jacarandá, rosa chá, rosa escuro, lilás, azul turquesa, cinza lunar e preto
Pincéis de filamentos sintéticos chanfrados, redondos e chatos
Pincel linner ou para filetes
Pincel tipo pata-de-vaca
Instrumento para fazer bolinhas
Termolina leitosa
Fita xadrez amarela da Fitas Progresso X003-015 com 38 mm (opcional na cor azul)
Tesoura
Modo de fazer:
1. Passe o risco do anjo, que deve ser ampliado até 22 cm, para o tecido (veja abaixo). Inicie a pintura pelos tons da pele (salmão bebê e rosa chá), aplicando primeiro o salmão e sombreando com o rosa, de forma bem suave. Em seguida, pinte as asas com o amarelo canário e sombreie com o amarelo cádmio.

2. Para fazer o sombreado, bata a cor mais escura (amarelo cádmio) sobre o tom mais claro ainda úmido, com o pincel pata de vaca. Bata até mesclar bem as duas cores. Se necessário, volte com um pouquinho do amarelo canário.

3. Prossiga pintando da mesma maneira as outras partes do desenho; pinte o coração com a cor rosa chá misturada com branco, e sombreie com o rosa escuro, do mesmo modo que foi feito no amarelo; pinte o cabelo do anjo com a cor capuccino e sombreie com o jacarandá; pinte a roupa do anjo com uma mistura de azul turquesa e branco, e sombreie com essa mistura mais escura e pinte o detalhe da roupa (renda) com o branco, e sombreie com o cinza lunar.

4. Faça agora os detalhes com bolinhas, utilizando o “faça bolinhas”. Decore as asas com bolinhas em laranja e a roupa com florzinhas feitas com amarelo e branco.

5. Pinte as listras do coração com a cor lilás, utilizando o pincel linner.

6. Faça o contorno do desenho com a tinta preta, ligeiramente diluída em água, utilizando o pincel linner.

7. Deixe secar bem e aplique de duas a três demãos de termolina leitosa, na frente  e no verso do tecido, para recortá-lo sem desfiar. Costure o tecido no pano de copa e faça o acabamento com a costura.

8. Se você não achar um pano de copa decorado com o detalhe xadrez, faça o detalhe costurando as fitas da Fitas Progresso ou simplesmente amarre as fitas nos panos de copa:

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*