Passo a passo – Suporte para anéis em gesso

Fonte: Posca

Materiais:
1 kg de gesso em pó
75 cl de água
1 recipiente com uma colher
1 luva em látex
Papel de lixa
1 lápis
Marcadores Posca: Ponta PC-3M (vermelho, laranja, verde-maçã) e Ponta PCF-350 (preto, azul-escuro, verde-escuro, vermelho)
Modo de fazer:
1.
Preparar o gesso: Dosear cerca de 1 Kg de gesso em pó para 75 cl de água. No recipiente próprio para o efeito, deitar em primeiro o volume de água e, só depois, a quantidade de gesso em pó de uma só vez. Aguardar alguns segundos para que o gesso fique embebido de água. Bater tudo com a colher, de modo a obter uma mistura homogênea e sem grumos (a consistência deverá ficar parecida com massa para crepes). Deixar repousar durante alguns segundos. Mal o gesso começa a engrossar, convém trabalhá-lo rapidamente.

2. Encher a luva de látex com a mistura obtida. Atar a base da luva e pendurá-la (num estendal da roupa, por exemplo) até secar/endurecer completamente.

3. Uma vez o gesso bem seco, cortar e retirar a luva em látex.

4. Raspar com uma faca ou lixar/polir a base da mão até ficar bem plana, para que se consiga segurar de pé. Esta operação não deverá apresentar grandes dificuldades, uma vez que o gesso ainda está úmido. Não deixa, contudo, de ser bastante frágil, pelo que convém manuseá-lo com cuidado. Deixar a mão secar na totalidade durante um ou dois dias.

5. Assim que a mão de gesso estiver completamente seca (passado um ou dois dias), lixar e afinar cuidadosamente os seus dedos até ser possível enfiar, nem que seja parcialmente, um anel de tamanho médio.

6. Personalizar e colorir a mão de gesso. É fundamental que a mão esteja completamente seca. Caso contrário, os marcadores POSCA não irão aderir bem ao gesso.

7. Observação: Para além de ser um material extremamente frágil, o gesso tende a atrair a umidade, pelo que lhe recomendamos vivamente a envernizá-lo para o impermeabilizar, mas só depois de a mão de gesso ter sido decorada e colorida. Os marcadores POSCA requerem verniz em aerossol. Evitar outros tipos de verniz.

1 Comment

  1. Jeane Fraga 13 de agosto de 2013 Reply

    Que idéia mais linda e criativa, a-do-rei !!!

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*