Passo a passo – Baú com fitas

Fonte: Sinimbu

Artesanato-pronto

Materiais:

Baú em MDF
Base acrílica
Lixa
Tinta acrílica branca e rosa
Guardanapo de decoupage floral
Cola branca
Supercola para pano
Cola de silicone
Cola quente
Tesoura
Botão pequeno
Agulha
Linha
Fitas Sinimbu

Modo de fazer:

1. Tire as dobradiças, passe base acrílica na peça e lixe. Passe duas demãos de tinta acrílica branca em toda peça e, no interior, nas bordas e no fundo, tinta rosa. Na tampa, deixe o interior branco e pinte somente as laterais e as bordas de rosa.

Passo-1

2. Passe cola branca misturada com um pouquinho de água (três medidas de cola para uma de água). Corte a fita Sinimbu de sua preferência em duas partes iguais, de modo que dê volta inteira no baú, e cole a emenda para trás. Para ficar mais firme, espere secar e passe uma camada de cola branca por cima das fitas. Dica: quando cortar as fitas, passe um pouco de supercola para pano nas pontas, para não desfiar. Corte outra fita Sinimbu de seu gosto e cole no meio das fitas anteriores. Corte outra fita que quiser, na medida exata da caixa, e cole no interior, com cola de silicone. Passe cola somente na lateral e na parte de baixo, para que fique como um “bolso” interno. Corte um pedacinho de fita, dobre-a e insira, com cola de silicone, na parte da frente da tampa, centralizado como uma alça.

Passo-2

3. Pegue o guardanapo de decoupagem, retire as duas películas protetoras, cole na parte interna da tampa e alise com a mão protegida por plástico, para não correr risco de rasgar. Faça decoupagem nas laterais e na parte de cima. Lixe as sobras com uma lixa de unha. Corte e cole, com supercola pano, a fita na parte superior lateral do guardanapo (não use cola branca, pois mancha). Para a parte interna da tampa, corte as fitas Sinimbu que você gostar para fazer a moldura. Faça o biquinho dos cantos. Na hora de colar (cola de silicone, para não correr o risco de manchar), talvez precise acertar as pontinhas, de modo que fique com encaixe perfeito. É preciso paciência neste momento, pois é uma ação delicada. Coloque a tampa sobre a base e comece a colar, com supercola, as fitas que envolvem as laterais da tampa. Na inferior que cobrirá a alça, a emenda ficará para frente, a parte de trás esconderá a ponta da fita que estará na vertical.

Passo-3

Passo-3a

4. Pegue, mais ou menos, 80 cm de fita e costure um alinhavo em “V”  nela toda. Puxe para franzir. Dobre a ponta e vá enrolando o franzido, dando pontinhos para prender, formando um círculo. Cole, com cola quente, no centro, acima da alcinha, um botão bem bonito.  Coloque as dobradiças.

Passo-4

5. Está pronta!

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*