ALERJ recebe mostra de bordados do Estado

O vice-governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Julio Bueno, a secretária do trabalho e renda Roseli Duarte, o vereador Marcelo Queiroz, a subsecretária de desenvolvimento econômica Dulce Ângela e a diretora da Age Rio, Roberta Maia inauguraram, nesta quinta-feira (11/07), o 1º Concurso de Bordados do Estado. As peças que concorrem ao prêmio máximo de R$ 5 mil estarão expostas para visitação até o dia 20 de agosto, no Salão Nobre do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), e os finalistas serão escolhidos pelos votos dos visitantes. “A gente sempre diz que a atividade econômica pode ser de grande empreendimento ou de artesanato, por exemplo, que são atividades que geram emprego para a população. O bordado é uma atividade importante por integrar artistas e o concurso faz com que eles divulguem o seu trabalho e levem maior renda para seus lares. Além, é claro, da importância artística e cultural”, comentou Julio Bueno.

As peças que fazem parte da mostra foram selecionadas entre os trabalhos de artesãos de mais de 50 municípios do estado e vão desde luminárias, almofadas, tapetes e colchas até roupas. Todos os itens foram bordados à mão, confeccionados a partir de diferentes técnicas. “Quem levar o prêmio, vai ser por merecimento. Todos estão muito bonitos e temos vários artistas de ponta”, lembrou Mirian Freitas, artista da Vila da Penha, zona Norte da capital, que, além de levar sua saia bordada para a exposição, também comemorou a loja temporária que ela montou no Aeroporto Internacional Tom Jobim, durante a Copa das Confederações. “A minha técnica é de aplicação com reaproveitamento de retalhos. É um trabalho de conscientização, que pega peças de tecido que iriam para o lixo e transforma em novas roupas, almofadas, bolsas, tudo”, explicou Freitas.

O público que visitar a mostra poderá votar em suas peças favoritas, colaborando para a escolha dos 30 trabalhos que serão selecionados para a fase final do concurso, quando serão submetidos a um júri técnico, formado por profissionais ligados à arte e à moda. “Eu gosto mais do colorido. Tem a cara do Rio de Janeiro. O nosso estado tem esse colorido no ar, no céu, na mata e no mar. É uma característica do bordado do Rio de Janeiro. E esse bordado é responsável por manter milhares de famílias no estado”, salientou a subsecretária de Estado de Comércio e Serviços, Dulce Ângela Procópio. A secretária de Estado de Trabalho e Renda, Roseli Ramos Duarte, também prestigiou o lançamento do concurso. “Nós estamos investindo para que o artesanato possa dar muitos frutos”, comentou.

Serviço:

I Concurso de Bordados do Estado do Rio de Janeiro
Eleições: de 11 de julho até 20 de agosto.
Salão Nobre do Palácio Tiradentes, 3º andar.
Rua Primeiro de Março, s/n° – Praça XV – Centro.
De segunda a sábado: das 10h às 17h. Domingos e feriados: das 12h às 17h.
Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/nº

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*