Casa do Artesanato oferece cursos gratuitos

Exposição “Energia do Artesanato na Copa” acontece em Botafogo e vai até 11 de julho, com oficinas de artesanato gratuitas

DSC08768

Nesta segunda-feira, 02/06, começou a exposição “Energia do Artesanato na Copa”, realizada na Casa do Artesanato, em Botafogo. O evento faz parte do projeto Furnas, de inclusão social através da arte e preservação ao meio ambiente. A exposição vai até o dia 11 de julho e reúne peças artesanais feitas por artesãos inscritos no programa de artesanato do Estado. Ao todo, são mil artesãos expondo e comercializando seus trabalhos.

Cursos de artesanato

Até o fim do evento, serão oferecidos 18 cursos de artesanato com diferentes técnicas de aplicação. Dentre as oficinas mais procuradas estão bordado, decoupage, bijuterias e patchwork. Ao todo, são oferecidas 800 vagas, com turmas de manhã e à tarde.

DSC08795

Para muitos alunos, o artesanato é a principal fonte de renda. É o caso da sra. Iolanda Conceição da Silva Oliveira, de 64 anos. Ela é artesã e expõe seus produtos em feiras, como as do Lavradio e Largo do Machado. A artesã vende bolsas e, agora, pretende ampliar a variedade de produtos. Na aula desta terça-feira, sobre reaproveitamento de resíduos, ela aprendeu a criar um porta-moeda a partir do caroço de manga. Todas as matérias-primas utilizadas na fabricação deste artesanato são encontradas na natureza.

DSC08748

DSC08751

“Gosto de aprender novas técnicas para expor em minha barraca e melhorar o orçamento em casa”, contou Iolanda.

FOTO IOLANDA CONCEICAO

Um porta-moeda pode ser facilmente vendido por R$5,00. Com a fibra de manga é possível ainda fazer dezenas de peças artesanais, como bolsas, chinelos, abajur e o que mais a criatividade mandar.
A artesã Edméia de Souza Ferreira, 65 anos, também pretende aplicar a técnica de reutilização de resíduos. Ela fabrica colares e agora vai desenvolver a nova técnica de artesanato.

FOTO EDMEIA DE SOUZA
“Achei bastante interessante esta oficina. Poderei me aperfeiçoar e garantir um dinheiro extra”, revelou Edméia.
Embora o artesanato seja fonte de renda para muitas famílias, há quem pensa em levar o conhecimento da oficina a outras pessoas. Edelweiss Bernates, 65 anos, está aprendendo as técnicas de reaproveitamento de resíduos para ensinar a quem precisa.
“Com esse curso pretendo ajudar pessoas, ensinando a reutilizar elementos que seriam jogados fora e agora são transformados em peças úteis”, explicou Edelweiss.

FOTO EDELWEIS BERNATES

Os cursos são gratuitos e as vagas, limitadas. A inscrição pode ser feita pelos telefones (21) 2332-1555 / 2332-4900 ou diretamente no local, na Rua Real Grandeza, 293. Botafogo, RJ.

Oficinas infantis

No fim de semana é a vez das crianças com idade entre 4 e 9 anos participarem de atividades lúdicas sobre a importância da preservação do meio ambiente. No próximo sábado, 07 de junho, está prevista a participação de crianças da escola de samba mirim “Pimpolhos da Grande Rio”.

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*