Projeto ensina crianças a usar corretamente energia elétrica

Projeto Furnas Educa acontece sempre aos sábados e domingos até o fim da exposição “Energia do Artesanato na Copa”, na Casa do Artesanato, em Botafogo.

Crianças de comunidades da Baixada Fluminense e da escola de samba Pimpolhos da Grande Rio, em Caxias, participaram neste fim de semana da palestra recreativa promovida pela Casa do Artesanato, em parceria com o projeto Furnas Educa. De forma educativa, com brincadeiras, músicas e exemplos do dia a dia, as crianças aprenderam na tarde deste sábado e domingo algumas dicas sobre consumo eficiente de água e energia. A palestra foi um alerta, principalmente nessa época do ano, quando se aproxima as férias escolares – período em que as crianças gostam de brincar, empinando pipa próximo à rede elétrica.

Através de jogos e brincadeiras a gente consegue conscientizar as crianças que não se pode desperdiçar energia elétrica. É importante que elas saibam que a energia elétrica é fundamental, mas ao mesmo tempo é perigosa e pode colocar em risco a vida delas – alerta Evanildo Fernando, Assessor Técnico de Furnas.

2

1

O projeto Furnas Educa percorre o Brasil inteiro, ensinando crianças sobre uso correto de energia elétrica. O projeto existe desde 2013 e já beneficiou 75 mil crianças do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Distrito Federal.

O projeto começou a partir da necessidade de alertar pais e crianças sobre o perigo das queimadas perto das linhas de transmissão e rede elétrica. O projeto trabalha com crianças entre 6 e 12 anos, idade em que elas conseguem captar as informações e passar para os pais – diz André Sabino, Relações Públicas de Furnas.

Dentre os temas abordados durante a recreação estava a coleta seletiva e preservação do meio ambiente. Um teatro foi montado e o personagem macaco verde (ecológico) ensinou a forma correta de separar o lixo e o perigo de poluir rios e fazer queimadas. As crianças assistiram atentas aos conselhos do macaco. O pequeno Raí, de 6 anos, aprendeu que lugar de lixo é no cesto e não no chão.

3

4

5

Beatriz (a direita), de 15 anos, e seu irmão Wendel, de 13 anos, vão levar pra comunidade onde vivem, em Caxias, as dicas que aprenderam na palestra, principalmente sobre como não desperdiçar energia elétrica.

6

A tarde de sábado também foi bastante produtiva para os pais. Eliane Margarida (a esquerda), pedagoga, participou da recreação com filho Richard, de 10 anos, à convite da escola de samba mirim e aprovou a inciativa da Casa do Artesanato com o projeto Furnas Educa:

 Fiquei muito feliz pelo convite porque as crianças são o nosso futuro e a palestra vai aumentar a sabedoria delas. Tenho certeza que as crianças vão passar adiante tudo que aprenderam aqui. 

7 

Ao fim de cada palestra recreativa as crianças ganham um certificado de participação. Um lanche com suco, biscoito, maçã e sanduíche foi oferecido a elas. O projeto Furnas Educa faz parte da programação da exposição “Energia do Artesanato na Copa”, que acontece na Casa do Artesanato, em Botafogo, até 11 de julho. A exposição é gratuita e mostra a diversidade do artesanato do nosso Estado. Para mais informações: Tel.: (21) 3222-1555 / (21) 3222-4900.

 

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*