Dicas preciosas para a venda de artesanato

No mundo das artes manuais, novos materiais e técnicas surgem a toda hora. E, assim como em qualquer área, é fundamental acompanhar de perto o sobe e desce do mercado. Confira as dicas abaixo e descubra o caminho do ouro!

Quais são as peças mais vendidas e as técnicas mais utilizadas em diferentes tipos de materiais? Para responder a essas perguntas, nada melhor que conversar com quem é referência no artesanato, atua tanto nos bastidores como diretamente com o público, cria e recria tendências.
Pensando nisso, foi elaborado um questionário básico que foi respondido com a colaboração de Marcelo Darghan, Lu Areias, Nani Dalanezi, Fabiane Guimarães, Elizandra Carvalho, Hélvio Mendonça, Julia Passarani, Juliana Mansur, entre outros artesãos e artistas plásticos que fazem verdadeiras maravilhas em biscuit, madeira, tecido, mosaico e scrapbooking. A pesquisa, que não possui embasamento técnico, contou com a participação de 33 grandes profissionais para que o resultado pudesse ser o mais fiel possível à realidade.

Para quem busca ampliar as vendas, a pesquisa é um prato cheio, pois oferece dicas preciosas sobre as novidades do artesanato que o público mais procura. O ranking de cada técnica foi baseado nas peças mais vendidas e procuradas, como porta-joias com detalhes delicados de découpage, toalhas de banho bordadas e personalizadas e topos de bolo, que são os grandes destaques.

E está em dúvida por qual técnica começar? Patchwork, pintura country e porcelanizada são novas e antigas tendências que estão com tudo! Aposte nessas técnicas e faça peças lindíssimas em madeira e tecido. O segredo é deixar a criatividade e a inspiração tomarem conta de você! Afinal, tudo o que é feito com carinho sempre abre portas para novas oportunidades. 

Vendas – biscuit
1º Lembrancinhas
2º Topo de bolos
3º Enfeites
4º Quadro de porta de maternidade
5º Potes decorados

Vendas – madeira
1º Caixas
2º Porta-bijuterias
3º Bandejas
4º Porta-chaves
5º Porta-guardanapos e porta-panetone

Vendas – mosaico
1º Mesas
2º Espelhos
3º Porta-retratos
4º Baú de brinquedos
5º Número de casa

Vendas – tecido
1º Toalhas
2º Panos de copa
3º Jogo de cama
4º Fraldas decoradas e bolsas
5º Caminhos de mesas


Ranking das técnicas mais utilizadas:
1º Pintura country
2º Pintura porcelanizada
3º Patchwork e découpage
4º Outras técnicas (scrapbooking, arte francesa e mosaico)

Fonte: Portal do Artesanato (http://www.portaldeartesanato.com.br/noticias/493/Ultimas+tendencias+de+artesanato).

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*