
Projeto ensina crianças a usar corretamente energia elétrica
Projeto Furnas Educa acontece sempre aos sábados e domingos até o fim da exposição “Energia do Artesanato na Copa”, na Casa do Artesanato, em Botafogo.
Crianças de comunidades da Baixada Fluminense e da escola de samba Pimpolhos da Grande Rio, em Caxias, participaram neste fim de semana da palestra recreativa promovida pela Casa do Artesanato, em parceria com o projeto Furnas Educa. De forma educativa, com brincadeiras, músicas e exemplos do dia a dia, as crianças aprenderam na tarde deste sábado e domingo algumas dicas sobre consumo eficiente de água e energia. A palestra foi um alerta, principalmente nessa época do ano, quando se aproxima as férias escolares – período em que as crianças gostam de brincar, empinando pipa próximo à rede elétrica.
– Através de jogos e brincadeiras a gente consegue conscientizar as crianças que não se pode desperdiçar energia elétrica. É importante que elas saibam que a energia elétrica é fundamental, mas ao mesmo tempo é perigosa e pode colocar em risco a vida delas – alerta Evanildo Fernando, Assessor Técnico de Furnas.
O projeto Furnas Educa percorre o Brasil inteiro, ensinando crianças sobre uso correto de energia elétrica. O projeto existe desde 2013 e já beneficiou 75 mil crianças do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Paraná e Distrito Federal.
– O projeto começou a partir da necessidade de alertar pais e crianças sobre o perigo das queimadas perto das linhas de transmissão e rede elétrica. O projeto trabalha com crianças entre 6 e 12 anos, idade em que elas conseguem captar as informações e passar para os pais – diz André Sabino, Relações Públicas de Furnas.
Dentre os temas abordados durante a recreação estava a coleta seletiva e preservação do meio ambiente. Um teatro foi montado e o personagem macaco verde (ecológico) ensinou a forma correta de separar o lixo e o perigo de poluir rios e fazer queimadas. As crianças assistiram atentas aos conselhos do macaco. O pequeno Raí, de 6 anos, aprendeu que lugar de lixo é no cesto e não no chão.
Beatriz (a direita), de 15 anos, e seu irmão Wendel, de 13 anos, vão levar pra comunidade onde vivem, em Caxias, as dicas que aprenderam na palestra, principalmente sobre como não desperdiçar energia elétrica.
A tarde de sábado também foi bastante produtiva para os pais. Eliane Margarida (a esquerda), pedagoga, participou da recreação com filho Richard, de 10 anos, à convite da escola de samba mirim e aprovou a inciativa da Casa do Artesanato com o projeto Furnas Educa:
– Fiquei muito feliz pelo convite porque as crianças são o nosso futuro e a palestra vai aumentar a sabedoria delas. Tenho certeza que as crianças vão passar adiante tudo que aprenderam aqui.
Ao fim de cada palestra recreativa as crianças ganham um certificado de participação. Um lanche com suco, biscoito, maçã e sanduíche foi oferecido a elas. O projeto Furnas Educa faz parte da programação da exposição “Energia do Artesanato na Copa”, que acontece na Casa do Artesanato, em Botafogo, até 11 de julho. A exposição é gratuita e mostra a diversidade do artesanato do nosso Estado. Para mais informações: Tel.: (21) 3222-1555 / (21) 3222-4900.